segunda-feira, 25 de julho de 2011

D´MAN - O clássico do rap benguelense

O músico Luís de Jesus Epamba, de nome artístico D’MAN como é conhecido nas lides do panorama musical angolano, proprieamente no circuito do rap undergroud (em Beguela) nasceu em Benguela-Angola aos 06 de Setembro de 1983.

D’MAN conheceu a cultura Hip Hop propriamente o estilo RAP, por um vizinho de nome Dy, vivendo ainda na sua rua de origem “Sacadura Cabral”. Em 1998 D’MAN forma o seu primeiro grupo de nome “Mãos de Demónios”, grupo este que era formado por “Guepiter “ e o seu primo “Jonh (João)” no bairro Benfica, onde viveu dois anos.

A sua inspiração adveio de músicos internacionais e da lusofonia como, WU-TANG CLAN, TRIBE CALLED QUEST, THE ROOTS, DMX, BLACK COMPANY, BOSS AC, COMMON e entre outros.

Em 1999, D’MAN fez parte de um dos grupos mais pesados da província de Benguela na altura, o grupo West Coast, formado por GHOST CAT, STONE B (Templário), ELIEI e WABP.

Ao mesmo tempo formava um grupo de forma sigilosa de nome “ROSA CRUZ”, formado pelo seu homem de batalha “PHUDO EMMA-HÓ”, moldando a filosofia do seu RAP, versos obscuros, trazendo reflexões para o seu povo.

Inicialmente o grupo ROSA CRUZ era formado por D’MAN e PHUDO, mais tarde, GUEPITER, GHOST CAT e ANTAGÓNICO passaram a fazer parte do grupo.

Participaram em vários projectos como, FORÇAS IMPERIAS por SHUZAINE em 2000, projecto FANTASMA no mesmo ano, PODER DO SUBSOLO em 2004 por ROSA CRUZ, Projecto com DJ MACHO o WI DO BEAT, DJ KEMPS em 2002.

Em 2007, D’MAN decide fazer carreira solo, juntando-se ao produtor e músico LMX e ao seu antigo homem de luta ELIEI, integra a produtora “VIDALVESOM PRODUSONS” , que por sua vez, edita o seu primeiro single intitulado “CLÁSSICO (o meu diário)”, lançado no dia 19 de Dezembro de 2009 pela Vidalvesom Produsons”, em que teve como participantes, ELIEI, LMX, SÍRIO e ZHY.

Fonte: Luís Epamba (D´MAN)
Revisto por: LIRICAL RECORD ©2011

Sem comentários:

Enviar um comentário